5 características que todo bom gestor financeiro deve ter

Contratar uma equipe capacitada, que realmente faz a diferença em um negócio, não é uma tarefa fácil. Afinal, é preciso conhecer bem as particularidades de cada integrante, que, em conjunto, têm a capacidade de tornar a empresa uma referência no mercado.

Mas não basta se pautar nas peculiaridades e aptidões apenas da equipe técnica e operacional. O alto escalão administrativo também precisa possuir determinados talentos que são fundamentais para exercer, com excelência, a função.

Interessou-se pelo assunto e quer saber mais? Confira a seguir algumas características essenciais daqueles que optaram pela carreira de gestor financeiro.

1. Ética

Essa é uma das principais características desses profissionais, que precisam ter valores corretos e definidos — já que os seus valores morais são os responsáveis por direcionar cada ação dentro da organização.

Os gestores da área de finança têm plena consciência de que os seus princípios devem ser elevados, não deixando se corromper por opiniões e atos duvidosos. Além do mais, eles sabem da importância de seguir a regulamentação organizacional, não gerando dúvidas sobre suas ações. Acima de tudo, o gestor financeiro sabe ser justo.

2. Transparência

Ser transparente significa deixar às claras cada atitude, não escondendo nenhuma ação e nem omitindo fatos. Até porque não há nada de errado em seu comportamento que precisa ser camuflado.

Cada decisão tomada por esse profissional tem uma justificativa plausível. E para não levantar questionamentos, ele tem todos os dados e informações necessárias que justificam a sua ação, deixando disponível para aqueles que querem conferir.

Um bom gestor apresenta à equipe as vantagens e desvantagens das opções disponíveis, levando em consideração o seu conhecimento para se decidir.

3. Liderança

Não há dúvidas que para exercer com qualidade o seu trabalho, o gestor financeiro precisa estar rodeado de colaboradores motivados e que se empenham em apresentar um serviço completo e bem-feito.

E a maneira mais lógica de conseguir um time harmonioso e que se dedica verdadeiramente é se portar como um líder, extraindo o melhor de cada membro. Nesse contexto, tal profissional sabe transmitir confiança e incentivar a equipe em torno de um objetivo maior: o sucesso da empresa.

4. Proatividade

Esperar orientações não é o forte desse profissional. Pelo contrário, ciente da importância do setor financeiro para o desenvolvimento da empresa, ele próprio procura encontrar alternativas capazes de gerar os melhores resultados.

Por isso, um bom gestor financeiro consegue se antecipar às situações, encontrando as soluções mais compatíveis para cada cenário ou obstáculo. Ele, nesse contexto, está sempre um passo a frente dos problemas.

5. Comprometimento

Ser dedicado e comprometido também são características inerentes aos gestores financeiros, que se doam completamente ao trabalho para conquistar as metas estipuladas a curto, médio e longo prazo.

Além disso, os profissionais que seguem por essa carreira devem ser assertivos, expondo suas ideias de forma eloquente. Para eles, é fundamental apresentar opiniões e argumentos bem estruturados, que são formados a partir de uma análise minuciosa da situação.

Agora que você já conhece algumas das características que um bom gestor financeiro deve ter, que tal continuar acompanhando outras informações sobre carreira? Curta a nossa página no Facebook e não perca nenhuma novidade!

Equipe Mapa

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Últimos Artigos