4 vantagens de conhecer o perfil das suas equipes

Administrar os recursos humanos de uma empresa é tão importante quanto projetar o faturamento e cortar custos desnecessários.

Porém, um profissional possui traços singulares de personalidade e expectativas para o trabalho, diferentemente de um sistema. Assim, para aproveitar ao máximo o potencial de cada um, é importante conhecer o perfil das suas equipes.

Algumas empresas esperam que o novo colaborador se adapte a todo o negócio. Mas mesmo que existam algumas exigências de conformidade, essa atitude deve ser recíproca: com um conhecimento mais profundo de cada membro, é possível inserí-lo em um contexto em que suas habilidades são mais relevantes.

Em nosso post de hoje, mostramos 4 vantagens de conhecer o perfil das suas equipes e seus membros. Confira!

1. Distribuir melhor seus líderes

Pessoas com o perfil de um líder são altamente valorizadas por um bom motivo: elas estimulam a equipe a ter um melhor desempenho, além de coordenar as ações para evitar erros e otimizar o tempo.

Mas, em tese, um grupo só precisa de 1 ou 2 figuras de liderança. Possuir uma equipe inteira composta apenas por este perfil não é tão vantajoso.

O ideal é distribuí-los, destinando cada um a liderar um grupo menor. Dessa forma, você poderá aproveitar suas habilidades em um espaço maior.

2. Evitar excesso de conflito

Em muitos casos, pode ser que haja conflitos internos dentro de um grupo. Ao conhecer o perfil das suas equipes, você pode identificar tipos conflitantes presentes em cada uma delas.

Por exemplo: alocar um profissional altamente perfeccionista e metódico com outro ágil e enxuto pode ser um problema dependendo das tarefas em questão.

Divergências de opinião podem ser construtivas, mas sua constância quase sempre prejudica o desempenho final. Caso dois perfis de profissionais tenham conflitos frequentes, o ideal é colocá-los em times diferentes.

3. Unir perfis complementares

Da mesma forma que alguns tipos de personalidade se confrontam, outros com habilidades e características diferentes podem se complementar mutuamente.

Por exemplo: um profissional é muito competente e focado, tanto que perde de vista o quadro geral e prejudica o desempenho no longo prazo. Um segundo possui boas habilidades estratégicas e pode coordenar bem seu colega, mas não é tão bom em se comunicar.

Neste contexto, entra um terceiro, que usa habilidades diplomáticas para intermediar as diversas trocas de informação naquele contexto. Estes três perfis, quando unidos, são muito mais eficientes do que a média.

4. Saber quem deve estar na sua empresa

Conhecer o perfil das suas equipes não é relevante apenas para o seu contexto atual, mas também para futuras contratações. Alguns profissionais, por mais capacitados que sejam, não têm seus objetivos alinhados à empresa. Isso pode prejudicá-los ao buscar suas próprias metas, assim como as da empresa.

Pode não parecer agradável à primeira vista, mas este critério de rejeição pode beneficiar os dois lados. Um indivíduo não fica preso às exigências que vão contra o seu perfil, enquanto a companhia terá uma vaga aberta para alguém que se encaixe melhor nela.

Para isso, é importante também realizar uma entrevista de desligamento, para entender exatamente que perfil não é ideal para sua empresa e evitar frustrações futuras.

Agora que você entende a importância de conhecer o perfil de suas equipes, deve estar interessado em aplicar esse método na sua empresa. Entre em contato com a Mapa Avaliações e conheça nosso sistema! 

Equipe Mapa

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Últimos Artigos