3 passos para avaliar um treinamento eficaz

Um treinamento eficaz traz uma série de benefícios para a organização e para todo o time de trabalho. Dentre esses, o desenvolvimento de novas competências (conhecimentos, habilidades e atitudes), melhor atendimento dos clientes e, por consequência, melhores resultados financeiros para o empreendimento.

Mas como é possível saber se os objetivos de um treinamento foram realmente alcançados? Se não sabe a resposta, fique tranquilo, estamos aqui para te ajudar nessa missão. Continue lendo nosso post e fique por dentro do assunto!

Defina o treinamento com base nas necessidades

Nosso primeiro passo não se refere a avaliação, mas a como escolher o melhor treinamento para sua equipe – o que só será possível com o levantamento das necessidades da empresa. O treinamento deverá ser uma resposta a essas carências.

Então, caso sua empresa tenha necessidades relacionadas a satisfação dos clientes, por exemplo, não seria coerente investir em um treinamento de contabilidade e auditoria. Esse levantamento pode ser realizado com base em indicadores de desempenho, como o índice de satisfação do cliente (ISC). Se o ISC estiver baixo, seu foco deve ser ele.

Identifique os objetivos a serem alcançados

Um treinamento eficaz deve ter objetivos bem definidos. Após identificar as necessidades e definir o que é necessário treinar, é hora de pensar nos resultados a serem atingidos.

O objetivo deve ser claro e, se possível, mensurável. Eles podem estar associados ao alcance de novos resultados, absorção de novos conhecimentos ou mesmo a mudança de um comportamento indesejado.

Escolha a melhor técnica para avaliar o treinamento

Existem diferentes técnicas para se avaliar um treinamento eficaz, vamos falar das principais:

Avaliação da reação dos participantes 

Esta é uma das técnicas mais comuns e práticas, sendo facilmente aplicada por qualquer moderador. Basicamente é uma pesquisa de satisfação, onde os participantes podem expor sua satisfação com o treinamento, tema proposto, ambiente em que foi realizado, treinador, etc.

Avaliação da aprendizagem da equipe

Consiste em identificar o grau de conhecimento adquirido pelos participantes. E isso pode ser realizado por meio de testes teóricos ou práticos. No primeiro, pode ser realizado com um questionário com perguntas objetivas e subjetivas; no segundo, por meio de desafios a serem cumpridos pelos profissionais que participaram do treinamento.

Avaliação do comportamento do colaborador

Consiste em avaliar o comportamento do colaborador após o treinamento, em que houve mudanças e como essas mudanças beneficiam a empresa. Para isso, é importante contar com a ajuda do supervisor imediato do colaborador.

Retorno sobre investimento 

O retorno sobre investimento, ou simplesmente ROI, é considerado um dos processos mais eficazes para se avaliar um treinamento. Esse cálculo avalia o aumento da carteira de clientes e faturamento da empresa. Entretanto, é necessário contar com a ajuda de um profissional qualificado, pois este método é mais complexo.

Indicadores de desempenho

Outra técnica para se avaliar a eficácia de um treinamento é considerar os indicadores de desempenho. Com base neles é possível identificar se houve ou não melhorias, e, além disso, se foi ou não uma melhora significativa para o dia a dia do negócio.

Escolha a técnica que melhor se adequada ao objetivo proposto – assim é possível saber se valeu ou não a pena o investimento. Essas são técnicas simples e que podem ser aplicadas dentro de qualquer empresa, independente do seu tamanho e segmento de atuação.

E então, agora que já sabe como avaliar um treinamento eficaz, que tal enriquecer ainda mais nosso conteúdo com suas experiências? Deixe seu comentário em nosso post!

Equipe Mapa

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Leia em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Receba nossas novidades em sua caixa de email. Não enviamos span.

Últimos Artigos