Como motivar seus colaboradores a serem mais sinceros?3 min read

A sinceridade é uma característica necessária em praticamente todas as situações. Até mesmo quando a verdade não é muito agradável, é preferível que alguém seja sincero do que conte mentiras, pois isso pode retardar ou atrasar processos dentro da empresa.

É por isso que as organizações precisam motivar os seus colaboradores para que eles sejam sinceros e honestos, pois assim, não terão medo de compartilhar os seus problemas com o grande grupo de colegas ou em particular com os seus gestores.

Além disso, uma pessoa sincera pode apontar falhas e ajudar na melhoria das estratégias de negócio da empresa. Sendo assim, o líder poderá entender os feedbacks de seus subordinados, pensando na organização como um todo e por meio da visão de outras pessoas.

Para que você saiba como motivar colaboradores a serem mais sinceros, veja algumas dicas.

Ofereça segurança no emprego

É importante que as pessoas não se sintam ameaçadas ao falarem a verdade aos seus superiores. Deve-se criar uma cultura organizacional que preze pela sinceridade, sem que haja retaliações ou até mesmo a demissão para quem dar informações aos gestores.

Quando alguém comete um erro, por exemplo, precisa saber que isso é normal e que, por mais que o acontecido tenha sido grave, poderá ser ainda pior se o problema não for solucionado.

Por esse motivo, a partir do momento que ingressam na organização, as pessoas precisam ser instruídas a falarem sempre a verdade, independentemente da situação. Elas também precisa se sentir livres para conversarem sobre qualquer assunto com o seu líder, tendo uma relação de confiança e responsabilidade com os gestores.

Mostre que a opinião do colaborador tem impacto na empresa

A comunicação interna é o conjunto de ações realizadas por meio de ferramentas estratégicas, que tem por objetivo não apenas passar informações para os colaboradores, mas sim estabelecer uma relação de conversa, em que os feedbacks sejam constantes.

Cleuza Gimenes Cesca, renomada professora e pesquisadora na área de relações públicas, entende que a comunicação interna precisa ser vista como uma via de mão dupla, ou seja, como algo que vai e volta, de modo que a opinião do colaborador cause impacto e seja valorizada.

Em seu livro “Comunicação dirigida escrita na empresa: teoria e prática”, a autora apresenta diversas ferramentas que podem ser utilizadas para estabelecer um diálogo com os colaboradores. Seja por meios analógicos, como as caixas de sugestão nos corredores da empresa ou por meios digitais, como a intranet, o importante é abrir um espaço para que todos possam se expressar e receber um retorno de suas colocações.

Faça eventos internos sobre a sinceridade

Os eventos empresariais, como as palestras e os workshops, podem ter temáticas diversas, de modo que muitos assuntos conseguem ser trabalhados para que os colaboradores se desenvolvam de forma multidisciplinar.

A ideia, no que se refere à sinceridade, é trazer algum profissional que seja referência no assunto para falar aos colaboradores sobre a importância de ser sincero e como isso é benéfico para todos, gerando assim um valor relevante para a cultura organizacional.

E então, compreendeu como motivar colaboradores para que eles sejam mais sinceros? Compartilhe a sua experiência! Deixe seu comentário contando como isso é feito na sua empresa.

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