Benefícios e premiações: 6 ideias para motivar funcionários!3 min read

Motivar funcionários é a chave para o sucesso de qualquer empresa. Isso porque uma equipe motivada é, sem dúvidas, uma equipe produtiva e proativa. Para fazer isso, existe uma série de benefícios e premiações que fogem do padrão “vale-transporte + vale alimentação”, e que você pode implementar.

Listamos, a seguir, 6 benefícios que serão o diferencial na sua empresa e te ajudarão a reter talentos com maestria. Acompanhe!

1. Cursos de idiomas ou profissionalizantes

Uma forma interessante de motivar funcionários é promovendo o crescimento pessoal e profissional da equipe. Oferecer cursos é, certamente, uma maneira de fazer isso acontecer.

Sejam cursos voltados especificamente à área em que a equipe trabalha, cursos de idiomas, cursos de gestão de tempo, enfim, qualquer coisa que ajude a desenvolver ou aperfeiçoar as habilidades de seus colaboradores por meio da educação serve como um fator motivador.

2. Viagens

Oferecer viagens como prêmio de reconhecimento é uma carta na manga poderosa e que demonstra preocupação com o lazer e o bem-estar dos funcionários. Existem cases de sucesso que comprovam a eficiência dessa premiação, como acontece na perfumaria Mahogany.

Todo ano, a empresa premia os funcionários que se destacam, baseando-se no crescimento das vendas. Assim, a Mahogany permite que seus funcionários visitem outros países ou façam roteiros em cruzeiros marítimos, por exemplo.

3. Parte dos lucros

Oferecer uma porcentagem dos lucros da empresa é algo benéfico tanto para a empresa quanto para os colaboradores, já que é mais barato do que pagar altos salários e, ao mesmo tempo, aumenta sua sensação de reconhecimento.

Além disso, ao saber que parte dos lucros será repassado, os funcionários tendem a se sentir mais engajados e perseguem as metas estabelecidas com mais afinco.

4. Brindes e prêmios

Brindes personalizados também costumam causar um efeito de engajamento interessante na equipe. Canecas, squeezes, camisetas, canetas, enfim, prêmios descontraídos ajudam a motivar funcionários.

A empresa Locaweb, por exemplo, utiliza bastante essa estratégia e presenteia os melhores funcionários com vários brindes personalizados, além de sortear aparelhos eletrônicos, jantares e viagens.

5. Programas de incentivo

Os programas de incentivo têm a vantagem de poder ser adaptados à empresa em questão. A Nextel, por exemplo, tem dois: o Atitude in e o Destaque in. No primeiro programa, os funcionários que se destacam recebem um cartão multicultural que pode ser usado em teatros, cinemas, shows, peças, compra de livros, etc.

Já o segundo programa traz como benefício premiações em dinheiro e homenagens.

6. Saúde e bem-estar

Oferecer auxílio na aquisição de óculos, promover ginástica laboral na empresa, realizar campanhas de combate ao estresse, check-ups anuais ou criar eventos relacionados a atividades físicas — maratonas ou campeonatos de futebol, por exemplo — são formas criativa de mostrar preocupação com a saúde dos funcionários.

Isso costuma ser visto com bons olhos, pois humanizam as empresas e fazem com que os funcionários desenvolvam um senso de lealdade, por não serem vistos como “números” no âmbito organizacional.  

Se você gostou das dicas de como motivar funcionários, também vai gostar de conhecer 5 dicas para estimular a criatividade da equipe!

Tags

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo