3 estratégias e ferramentas usadas por um RH inovador4 minutos de leitura

Um RH inovador é capaz de trazer inúmeros benefícios às empresas. Dentre eles estão as contratações de colaboradores mais alinhados com os propósitos da organização, o fortalecimento dos pontos fortes da gestão e o desenvolvimento das equipes.

Isso se dá porque a sociedade está cada vez mais conectada, e trazer a tecnologia para o âmbito empresarial é dar sequência a essas transformações culturais. O que permite que os colaboradores se identifiquem mais com a companhia.

Se você deseja ter um RH mais estratégico, acompanhe o post, a seguir, e veja algumas ações que podem ser realizadas para alcançar esse objetivo!  

Características de um RH inovador

A inteligência artificial está se tornando uma grande aliada dos negócios nos mais variados ramos. Por meio de avançadas ferramentas de análise é possível obter métricas e indicadores precisos que auxiliam na tomada de decisões.

Porém, isso só é uma realidade graças à utilização dos dados e rastros digitais deixados pelos usuários da internet. Além disso, é preciso saber interpretar tais informações e usá-las a favor da empresa.

Por isso, listamos algumas características do setor de recursos humanos que sabe como extrair o que há de melhor na rede:  

Utiliza plataformas móveis para a comunicação

Redes sociais corporativas, aplicativos de mensagens, intranet, chats etc., todos esses recursos podem ser utilizados tanto para fortalecer a comunicação interna da corporação, quanto para gerar dados que, posteriormente, poderão ser analisados.

Faz uso da nuvem para trafegar

Atualmente, não faz muito sentido ter que recorrer a uma infinidade de papéis para obter alguma informação que já foi divulgada. Assim sendo, usar a nuvem para armazenar e disponibilizar arquivos e dados facilita e agiliza o processo de busca, o que pode aumentar, consideravelmente, a produtividade dos trabalhadores.   

Oferece atendimento em canais diferenciados

O setor de RH que se preocupa em trazer inovação, abre diversos caminhos para facilitar a interação entre funcionários e empresa. Seja por meio de conversas presenciais ou remotas, as novas técnicas e rotinas de atendimento proporcionam essa ligação.  

Principais ferramentas utilizadas por um RH inovador

Algumas das maiores empresas do mundo sabem que o seu sucesso depende, em grande parte, dos colaboradores. Por esse motivo, elas investem em mecanismos que ajudam na admissão de novos talentos, no desenvolvimento do seu time como um todo e na identificação e melhoria das lideranças.

Por isso, separamos algumas ferramentas que podem ser utilizadas para aprimorar os processos da sua empresa. Veja:

1. Plataformas de contratação

Um sistema de contratação pode ser feito pela própria empresa ou com a ajuda de empresas parceiras. Com esse tipo de plataforma é possível selecionar os currículos que preenchem melhor os requisitos de uma vaga, fazer entrevistas por vídeo, realizar testes etc.

2. Treinamentos on-line

O desenvolvimento profissional é extremamente importante para qualquer colaborador. Os treinamentos on-line devem ser contínuos e elaborados para sanar às necessidades de cada pessoa, setor e da empresa de forma geral.

3. Avaliações psicológicas

A avaliação de pessoas é uma estratégia de inovação fundamental. Por meio dessa ferramenta, o(a) psicólogo(a) da empresa pode ajudá-la a fazer contratações mais eficientes, avaliar profissionais indicados para mudanças de cargos, identificar problemas em uma equipe, dentre muitas outras funcionalidades.

Como exemplo, podemos citar o Mapa Avaliações, teste que identifica características de personalidade por meio de um instrumento reconhecido e certificado pelo Conselho Federal de Psicologia.

Ou seja, seus testes atendem a todos os critérios exigidos pelo Satepsi (Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos), o que garante a confiabilidade de toda a cadeia de procedimentos presentes no Sistema.

Transformar um RH tradicional em um RH inovador não é tarefa que se conclua de um dia para o outro. É necessário implementar novas metodologias, investir em instrumentos de qualidade e, por vezes, mudar a maneira como os diretores e os colaboradores veem o setor. Contudo, os resultados de um trabalho bem feito nessa área são perceptíveis no curto e no longo prazo e satisfatórios para toda a organização.

Quer obter mais informações relevantes para a gestão de pessoas na sua empresa? Então, assine a nossa newsletter e receba os melhores conteúdos em primeira mão! 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo