Warning: Parameter 2 to WPE\Site_Preview::the_posts() expected to be a reference, value given in /home/blogmapaavaliaca/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 286
3 dicas para formar uma equipe de alta performance » Blog Avaliação de Pessoas
Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /home/blogmapaavaliaca/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167

3 dicas para formar uma equipe de alta performance3 minutos de leitura


Warning: Parameter 2 to WPE\Site_Preview::the_posts() expected to be a reference, value given in /home/blogmapaavaliaca/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 286

Como todo empreendedor comprometido com o sucesso, você sempre espera o melhor de toda ação que inicia. Planeja cada passo almejando um bom resultado, pesquisa as ferramentas mais atuais do mercado e, claro, imagina a melhor equipe possível para estar do seu lado.

Embora esse seja o desejo de todo líder, não são todos que conseguem alcançá-lo. Isso porque uma boa equipe depende não só da qualificação de seus membros, mas também de uma compatibilidade de perfis e, principalmente, de uma liderança que satisfaça todos os envolvidos.

A pergunta que fica é: isso é possível? Sem dúvida, manter um alto nível de satisfação do grupo e garantir uma alta performance é, sim, possível. Para mostrar como, separamos três dicas para formar uma equipe de alta performance. Acompanhe!

Ênfase no processo de recrutamento e seleção

A escolha de um colaborador é o primeiro passo para se ter a equipe desejada. Dentro do processo de recrutamento e seleção, dois pontos importantes devem ser destacados: a escolha das ferramentas de avaliação e o manejo do entrevistador. 

O recrutador precisa ter em mente que esse processo visa encontrar não o melhor candidato, pois comparações entre melhores e piores já caíram em desuso devido à falta de precisão e objetividade. O principal é encontrar o candidato mais adequado. Isto é, não adianta contratar uma pessoa que fale 4 línguas diferentes se em nenhuma tarefa isso será importante, a não ser que ela demonstre compatibilidade com o cargo e a empresa, além de desejo e aptidão para o que ela precisará desempenhar. 

Um bom recrutador deve ter a sensibilidade de identificar o que depende de esforço e o que depende de oportunidade. Existem muitas pessoas com grande potencial que não possuem recursos, por exemplo, para realizar um intercâmbio ou pagar um curso de francês, mas isso não define sua capacidade, e a oportunidade que ela precisa pode ser a vaga em questão.

2. Promover qualidade de vida no trabalho

Após a contratação do colaborador mais adequado, seu cotidiano é o que definirá a sua satisfação com o trabalho e, consequentemente, o seu desempenho. Além do conhecimento fornecido no treinamento, a recompensa financeira e o cumprimento de deveres legais, deve ser lavada também em conta a importância da qualidade de vida.

A empresa deve estar comprometida com o bem-estar de todos os colaboradores, visto que toda relação é uma troca. Não se pode esperar uma dedicação excessiva do colaborador se o que a empresa oferece está muito aquém do que ele deseja. A tendência é valorizar os dois lados dessa relação.

3. Investir em canais de comunicação

A comunicação deve ser a melhor amiga de um líder. Uma equipe bem informada e com capacidade também de informar, é uma equipe mais completa e preparada para lidar com uma maior variedade de situações. A diversidade de ferramentas e instrumentos que encontramos atualmente permite que se explore formas mais simples e eficazes de disseminar conhecimento e informação, através da internet, por exemplo, e seus recursos.

Além disso, a motivação também está em jogo, pois por meio da comunicação transmitimos nossa satisfação, engajamento e compromisso com determinada situação.

Por isso, o líder, além de se preocupar com as informações transmitidas e tarefas delegadas, deve estar atento ao feedback que ele dará à sua equipe e à forma pela qual ele se comunica com os mesmos. É importante perceber se estabelece uma relação aberta a opiniões e sugestões ou se apenas restringe a comunicação à sua própria palavra. Atuando de uma maneira mais democrática e profissional, será mais fácil alcançar a equipe dos sonhos!

E você, tem outras dicas para garantir uma equipe de alta performance? Deixe um comentário!

 

Tags


Warning: Parameter 2 to WPE\Site_Preview::the_posts() expected to be a reference, value given in /home/blogmapaavaliaca/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 286

Warning: Use of undefined constant PWP_NAME - assumed 'PWP_NAME' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogmapaavaliaca/public_html/wp-content/mu-plugins/mu-plugin.php on line 114

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo