Programa de coaching: 4 dicas de avaliação de seus coachees!3 min read

Se você está realizando um programa de coaching em sua empresa, certamente já teve dúvidas sobre como fazer a avaliação de seus coachees, não é mesmo? Afinal, são muitas as maneiras e metodologias que podem ser utilizadas para avaliar esse processo e é comum que haja dúvidas sobre qual é a mais eficaz.

Pensando em ajudá-lo, nós desenvolvemos uma lista com 4 dicas de avaliação, de modo que você possa analisar as características corretas, bem como estabelecer uma relação de confiança com os coachees. Ficou interessado? Então continue a leitura e confira agora mesmo!

1. Questionários off-line

É importante que os coachees sejam avaliados sobre os conhecimentos que adquiriram durante a realização do programa de coaching. As questões podem ser de dois tipos: dissertativas ou optativas.

Desse modo, você poderá avaliar o que o coachee já consegue dissertar com suas palavras e também os conhecimentos que ele tem para identificar a resposta correta sobre cada questão.

Vale ressaltar ainda a importância de esses questionários serem feitos off-line, ou seja, em uma folha de papel escrita à mão e não em um computador com acesso à internet. Isso evitará fraudes, como o caso de alguém fazer pesquisas sobre aquilo que está sendo perguntado no Google ou outro site de buscas.

2. Prova prática

Assim como a avaliação escrita, a prova prática também é importante para que você possa mensurar o grau de aprendizado e os indicadores de desempenho de cada coachee. Para esse tipo de prova, recomenda-se a simulação de situações práticas.

Avaliadores de coachees mais criativos utilizam até mesmo atores para simular situações e verem como seus aprendizes se comportam quando inseridos em um cenário muito próximo à realidade das organizações.

3. Tríade de tempo

Desenvolvido por Christian Barbosa, que escreveu um livro sobre essa temática, a tríade de tempo é uma metodologia de avaliação muito interessante para mensurar o aprendizado dos coachees.

A ideia é que as atividades desenvolvidas pelo coachee seja dividida em três categorias: circunstanciais, urgentes e importantes. Cada uma dessas categorias têm um grau de prioridade, de modo que cabe ao coachee organizá-las e desenvolvê-las.

Quem está fazendo a avaliação no programa de coaching, deve analisar como as atividades são divididas e realizadas com base nessa tríade de tempo, de modo que as notas podem ser dadas de acordo com o sucesso obtido por meio da classificação.

4. Shazam

A ferramenta chamada de Shazam parte do pressuposto de que algumas questões mais íntimas estão fora do alcance de nossa mente quando estamos em pleno uso de nossa consciência. Por isso, para que esses detalhes mais pessoais sejam acessados na memória de alguém, cinco perguntas básicas devem ser realizadas para conhecer melhor o perfil de cada pessoa.

As perguntas feitas no método Shazam buscam saber informações como: os três momentos mais maravilhosos da vida, os três momentos mais tristes ou difíceis da vida, o que a pessoa fazia se pudesse voltar no tempo e reviver um desses fatos, se há algo importante a ser compartilhado com quem está fazendo as perguntas e o que move e motiva o entrevistado diariamente.

Pronto! Essas são as principais formas de avaliação existentes em um programa de coaching. Caso queira saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco! Será uma satisfação ajudá-lo nesse processo tão importante.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo