4 filmes que podem ensinar muitas lições sobre RH

Engana-se quem pensa que o cinema é apenas uma opção de entretenimento para as pessoas. Afinal os longas-metragens, assim como a literatura e outras produções artísticas nos fazem pensar e refletir. Exemplo disso são os filmes de RH, ou seja, aqueles que trazem lições para os profissionais dessa área.

Se você trabalha com recursos humanos e quer aperfeiçoar os conhecimentos da área curtindo um bom filme, prepare a pipoca e confira a nossa lista, com as melhores produções cinematográficas voltadas para a área. Vamos lá?

1. “Os Estagiários” (2013)

Esse filme narra a jornada de dois vendedores, Nick (Owen Wilson) e Billy (Vince Vaughn). Ao perder o emprego, a dupla busca uma reestruturação na carreira, em um programa de estágios do Google.

A divertida comédia faz com que os profissionais de RH reflitam sobre a possibilidade que as pessoas têm de se reinventar na carreira em qualquer fase de suas vidas. Ele serve como lição para oportunidades de recomeço possam ser dadas às pessoas mais velhas, que podem ser uma grata surpresa para as organizações.

Além disso, no filme também pode ser observado como é feito o processo de recrutamento e seleção do Google, uma das maiores empresas contemporâneas, o que também pode ser interessante para quem trabalha nessa área.

2. “O Que Você Faria?” (2005)

Esse filme espanhol, protagonizado por Carmelo Gómez e Pablo Echarri, é do gênero suspense e mostra a disputa de sete executivos para uma única vaga em uma importante empresa. Os testes não são nada convencionais e repletos de momentos de tensão.

Para os gestores de RH, o longa traz como mensagem principal as possibilidades de administrar, da melhor maneira possível, o clima de competitividade interna e o desenvolvimento da liderança. Também é interessante observar, no decorrer do filme, como as características psicológicas de cada pessoa são importantes para decidir quem é o profissional mais indicado para uma determinada vaga.

3. “A Hora da Virada” (2005)

No início dessa comédia, o treinador de basquete Roy McCormick (Martin Lawrence) é um homem que está mais interessado nos acordos comerciais que seu time tem do que realmente ganhar jogos. Após uma grande reviravolta que faz o atleta perder tudo, ele precisa treinar, com muito dinamismo, um time de adolescentes que nunca ganhou um único jogo.

O filme nos faz refletir sobre como as organizações são instáveis e como as carreiras têm altos e baixos, independentemente do ramo de atuação das pessoas. Para que essas situações sejam revertidas, o trabalho em equipe e a autoconfiança são não apenas necessários, mas imprescindíveis.

4. “O Diabo Veste Prada” (2006)

Baseado em um livro com o mesmo nome, o filme tem como protagonista Andrea Sachs (Anne Hathaway), uma jovem que é contratada para trabalhar em uma famosa revista de moda, sendo assiste de Miranda Priestly (Meryl Streep), a diretora principal da empresa.

A narrativa mostra, sobretudo, que muitos percalços acompanham a vida de qualquer profissional e que aborrecimentos e conflitos nas empresas são normais, mas devem ser sempre muito bem contornados, com base em um bom clima organizacional.

Gostou da nossa lista com filmes de RH? Que tal então fazer o cadastro para receber a nossa newsletter? Assim você sempre receberá informações interessantes como essas em seu e-mail.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo