Warning: Parameter 2 to WPE\Site_Preview::the_posts() expected to be a reference, value given in /home/blogmapaavaliaca/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 286
Os 4 principais erros de gestão de pessoas que o RH deve evitar!
Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /home/blogmapaavaliaca/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167

Os 4 principais erros de gestão de pessoas que o RH deve evitar!3 minutos de leitura


Warning: Parameter 2 to WPE\Site_Preview::the_posts() expected to be a reference, value given in /home/blogmapaavaliaca/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 286

A gestão de pessoas é uma das principais atividades de qualquer empresa. Por meio dela, é possível desenvolver colaboradores alinhados e comprometidos, além de criar uma marca empregadora forte e bem-sucedida. Mas você sabe quais erros devem ser evitados?

Hoje, ajudaremos você nessa tarefa. Descubra a seguir os principais erros de gestão de pessoas que o RH deve evitar e saiba como fazer isso!

1. Deixar de se comunicar com os funcionários

As empresas sempre têm em mente a importância de uma boa comunicação com os clientes finais e investem milhões anualmente na prospecção de novos compradores, porém deixam de investir no diálogo com os clientes internos: seus próprios funcionários.

A falta de diálogo afeta diversas coisas dentro da empresa, desde a qualidade dos produtos até a sinergia entre as equipes. Não é à toa que, segundo Peter Drucker, mais de 60% dos problemas e conflitos internos são devidos a isso.

Para melhorar a comunicação interna, deve-se começar pelo topo. Incentive todos os líderes a abraçar a causa. Além disso, aposte no uso das ferramentas ideais para incentivar a comunicação: mural de recados, intranet etc.

2. Focar apenas nos números e resultados

Toda empresa quer ser grande e lucrativa, mas se o RH focar apenas em números e resultados, não investirá em seu time e nunca estará satisfeito com os resultados apresentados. Os número são importantes, mas deve-se ter equilíbrio.

Por isso é importante buscar a satisfação dos colaboradores, investir no bem-estar e em uma cultura de inovação e criatividade. Tudo isso contribuirá para deixar o clima organizacional mais leve e descontraído.

3. Definir metas impraticáveis

Como uma bússola, as metas contribuem para direcionar todos os colaboradores na busca pelos resultados. Entretanto, muitos gestores ainda não sabem como desenvolver metas realmente eficientes, que engajem os trabalhadores.

O modelo de meta mais indicado é o SMART. Ele leva em consideração cinco características principais. De acordo com o modelo, as metas devem ser:

  • específicas (para que todos entendam); 
  • mensuráveis (representadas em números e percentuais); 
  • alcançáveis (para os funcionários); 
  • relevantes (para a empresa); 
  • temporais (com tempo bem definido);

Pense nas metas como um passo a passo na busca pelos objetivos maiores e mais ambiciosos da empresa. Elas devem ser desafiadoras para a equipe, mas sempre alcançáveis; caso contrário, não terão a eficiência desejada.

4. Deixar de avaliar os profissionais adequadamente

Deixar de avaliar os profissionais adequadamente é um grande erro, seja na seleção de pessoas ou no dia a dia do negócio. Isso geralmente é justificado pela demora dos processos avaliativos tradicionais, que são bastante complexos.

Entretanto, hoje é possível contar com softwares modernos, que tornam a avaliação psicológica dos profissionais mais rápida e assertiva. Além disso, não é preciso ser um psicólogo para utilizá-los, como acontece nos modelos impressos tradicionais.

Ao avaliar seu time ou candidatos à vaga, você terá uma base sólida para tomar importantes decisões, como contratar, desligar ou promover alguém. Então, não deixe de avaliar corretamente seus funcionários.

Agora que você já conhece os principais erros de gestão de pessoas e sabe como evitá-los, aproveite para compartilhar conosco suas dúvidas ou experiências sobre o assunto: deixe seu comentário aqui no post e participe da conversa!


Warning: Parameter 2 to WPE\Site_Preview::the_posts() expected to be a reference, value given in /home/blogmapaavaliaca/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 286

Warning: Use of undefined constant PWP_NAME - assumed 'PWP_NAME' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogmapaavaliaca/public_html/wp-content/mu-plugins/mu-plugin.php on line 114

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo