Testes psicológicos de personalidade: como e por que usar no RH?

Graças à grande importância dos colaboradores para o sucesso da organização, o setor de recursos humanos (RH) busca se apoiar em ferramentas que auxiliem na gestão de pessoas. Entre elas, destacam-se os testes psicológicos de personalidade. A personalidade é um conjunto de características psicológicas de uma pessoa. É esse conjunto de atributos que define como […]

 

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Soft skills: o que são e como identificá-las?

Você já ouviu dizer que as empresas contratam pelo currículo e demitem pelo comportamento? Isso porque as competências são possíveis de se identificar, mas as soft skills, mais conhecidas como as habilidades subjetivas e relacionadas à inteligência emocional, não são. Esse termo em inglês é muito utilizado pelo RH para entender a forma com que […]

 

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Inteligência emocional no trabalho: como identificá-la nos candidatos?

A inteligência emocional no trabalho envolve a gestão dessas emoções dentro de cada um e nos relacionamentos com outras pessoas. Trata-se de um conceito que precisa ser sempre levado em consideração no departamento de pessoal das empresas e você entenderá o porquê, em seguida. Para o setor de recursos humanos das empresas, compreender a inteligência emocional […]

 

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Autoavaliação profissional: como incentivar o seu colaborador a crescer?

Embora nem sempre receba a devida atenção dos gestores, a autoavaliação profissional é uma ferramenta muito importante nas organizações. Ela pode ser aplicada em todas as áreas de atuação e permite aos colaboradores ter uma visão ampliada sobre seu próprio desempenho, seus erros e acertos. Além de ser uma ferramenta motivadora para os profissionais, ela […]

 

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Você sabe o que é a inteligência emocional? Aprenda aqui!

A inteligência emocional é um assunto que vem sendo cada vez mais debatido no meio empresarial, sobretudo no setor de recursos humanos, que pode analisar essa característica em profissionais que participam de processos seletivos nas empresas. Entender como administrar os próprios sentimentos e emoções é a premissa básica da inteligência emocional, que traz benefícios para […]

 

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Inventário Comportamental x Perfil Psicológico: conheça as diferenças!

É fundamental, nos processos seletivos, que os gestores usem ferramentas efetivas para avaliar o perfil dos candidatos. O inventário comportamental e o perfil psicológico são algumas das opções que auxiliam os gestores a identificar as características dos concorrentes nos processos de seleção. Ambas favorecem a identificação do perfil do candidato, porém, há algumas diferenças relevantes […]

 

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Entenda a importância da gestão de conhecimento dentro das organizações

As organizações são grandes produtoras e acumuladoras de conhecimento. Se pararmos para pensar na quantidade de pessoas que passam por uma empresa, somada às funções que elas desempenham, já é possível imaginar a dimensão do saber que circula nesse tipo de ambiente.  No entanto, sem uma gestão de conhecimento eficiente, grande parte dessa cultura se perde, diminuindo consideravelmente o potencial de uma […]

 

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Como problemas pessoais no trabalho podem afetar a empresa?

Grande parte da improdutividade de um funcionário pode ser causada por problemas pessoais no trabalho. Por mais que se diga que os problemas “de casa” não afetam o desempenho na empresa, a verdade é que afetam, sim, e o RH deve saber como lidar com isso. É necessário saber como gerenciar o comportamento dos colaboradores […]

 

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Entenda como analisar o lado bom da ansiedade na hora de contratar

Se você tem o costume de acompanhar notícias relacionadas à saúde e ao ambiente de trabalho, certamente já deve ter ouvido falar que ser ansioso é um mal do século XXI. No entanto, também existe o lado bom da ansiedade e é importante que você, gestor de RH, saiba identificá-lo nos colaboradores da sua empresa. Ser […]

 

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Você sabe qual a diferença entre concentração e atenção? Descubra!

Há uma grande diferença entre concentração e atenção no trabalho, porém muitas vezes os termos são ditos como sinônimos. Entender as suas peculiaridades é importante para traçar prioridades e desenvolver essas competências de modo eficaz nas equipes. É muito comum gestores reclamarem da falta de atenção dos seus subordinados, especialmente em reuniões ou apresentações mais […]

 

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