Warning: Parameter 2 to WPE\Site_Preview::the_posts() expected to be a reference, value given in /home/blogmapaavaliaca/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 286
Saiba como uma avaliação psicológica pode ajudar no rendimento da equipe » Blog Avaliação de Pessoas
Warning: time() expects exactly 0 parameters, 1 given in /home/blogmapaavaliaca/public_html/wp-content/plugins/rock-convert/inc/frontend/class-frontend.php on line 167

Saiba como uma avaliação psicológica pode ajudar no rendimento da equipe3 minutos de leitura


Warning: Parameter 2 to WPE\Site_Preview::the_posts() expected to be a reference, value given in /home/blogmapaavaliaca/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 286

A avaliação psicológica pode ser útil em diferentes contextos, incluindo no meio organizacional, em que ela pode aumentar o rendimento de equipes de trabalho.

Quanto mais um gestor conhecer o seu time, mais chances essa relação terá de ser bem-sucedida. Além disso, os próprios colaboradores se beneficiam do feedback que essa forma de avaliação de equipes traz.

Logo, sabendo que uma empresa depende da produtividade dos seus colaboradores, toda estratégia que vise melhorar o desempenho deve ser valorizada. No caso da avaliação psicológica, os benefícios trazidos superam expectativas.

Veja como essa ferramenta pode atuar no rendimento da sua equipe!

Otimiza o potencial do seu time de trabalho

O grande objetivo por trás da avaliação psicológica aplicada no contexto de trabalho é de otimizar o potencial dos colaboradores.

Conhecendo o perfil psicológico da equipe fica mais fácil compreender o estilo de liderança mais adequado para lidar com o grupo, bem como entender o tipo de investimento que pode explorar melhor esse potencial descoberto, transformando-o em habilidades concretas para o dia a dia.

Identifica pontos fortes e fraquezas

O potencial diz respeito a uma perspectiva de futuro, representando o que o time pode alcançar. Por isso, para se ter uma noção real sobre ele, é preciso identificar os pontos fortes da equipe e, da mesma forma, as fraquezas que ainda precisam ser trabalhadas.

A avaliação psicológica, por ser um conjunto de técnicas e conhecimentos aplicados para conhecer personalidade, aptidões, funcionamento intelectual e outros aspectos, é capaz de levantar índices com base em amostras reais e, com isso, pode mensurar diferentes fatores — tanto habilidades quanto limitações.

Ajuda na tomada de decisões

Sabe-se do papel importante que a avaliação psicológica possui em relação à tomada de decisões, principalmente quando diz respeito à escolha de candidatos.

No entanto, quando falamos em rendimento e produtividade da equipe, esse instrumento também é útil para tomar decisões mais alinhadas com os objetivos do grupo e da organização como um todo.

Saber qual colaborador está mais apto a assumir mais responsabilidades, medir a maturidade do grupo frente a determinados desafios e reconhecer as ações necessárias no longo prazo para que a equipe evolua são algumas das possibilidades que a avaliação oferece.

Podemos afirmar que essa prática tem efeitos imediatos, no sentido de ampliar a consciência sobre a realidade do grupo, e estratégicos, apontando para investimentos e políticas que modifiquem comportamentos para a empresa chegar onde deseja.

A avaliação de equipes une as pessoas

Há muitas décadas já se reconhece o papel que a união tem em um ambiente de trabalho, seja qual for o contexto de atuação. O vínculo entre as pessoas que trabalham em uma organização transforma um grupo de trabalho em uma equipe de verdade.

O que faz essa transformação é, especialmente, o sentimento de pertencimento que promove uma partilha de valores, crenças e objetivos importante para atingir qualquer meta. A avaliação psicológica também tem esse poder de unir pessoas, pois gera mais identificação entre os membros de uma equipe.

Lembrando que uma vez feita a avaliação de equipes, seus efeitos não têm duração limitada. Essa iniciativa acaba sendo, então, um gatilho que ativa uma cultura de desenvolvimento constante nas empresas.

Agora que você conhece todos esse benefícios, entre em contato com um consultor da MAPA avaliação de pessoas e usufrua disso tudo com a sua equipe!


Warning: Parameter 2 to WPE\Site_Preview::the_posts() expected to be a reference, value given in /home/blogmapaavaliaca/public_html/wp-includes/class-wp-hook.php on line 286

Warning: Use of undefined constant PWP_NAME - assumed 'PWP_NAME' (this will throw an Error in a future version of PHP) in /home/blogmapaavaliaca/public_html/wp-content/mu-plugins/mu-plugin.php on line 114

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo