3 impactos causados pelos conflitos entre funcionários3 minutos de leitura

Em organizações de qualquer segmento é comum que ocorram conflitos entre funcionários por situações diversas. No entanto, isso é algo que deve ser sempre monitorado pelos gestores de recursos humanos, pois esses conflitos podem causar danos graves aos processos internos da organização.

As brigas e os conflitos entre colaboradores podem desestimular as equipes, tornar setores da empresa menos produtivos e até mesmo gerar processos trabalhistas contra a organização caso não haja a preocupação dos administradores em sanar esse tipo de problema.

Continue a leitura deste post, confira 3 impactos causados pelos conflitos entre funcionários nas empresas e saiba o que fazer para resolver essas situações.

3 impactos causados pelos conflitos pessoais nas empresas

Perda da produtividade

Quando os colaboradores não se dão bem entre si é comum que ocorra a perda de produtividade no setor em que eles atuam. Sem sinergia e com pouco espírito de trabalho em equipe, dificilmente uma atividade será realizada com a maestria necessária.

Além disso, quando existem rixas ou brigas entre os colaboradores de um setor, podem acontecer boicotes e um pode preparar “armadilhas” para que o colega se dê mal, prejudicando a empresa como um todo.

Excesso de fofocas

Outro problema sério causado pelos conflitos são as fofocas no ambiente de trabalho. Afinal, por mais que isso seja evitado, é comum que as pessoas comentem umas com as outras aquilo que se passa dentro da empresa.

Tais fofocas pode fazer com que os conflitos se acentuem ainda mais. Isso acontece porque uma pessoa que é amiga de um dos colegas envolvidos na fofoca pode “tomar as dores” da outra e gerar novos conflitos, ou seja, os problemas de relacionamento se tornam uma bola de neve.

Processos contra a empresa

A possibilidade de ocorrerem processos trabalhistas causados por conflitos internos é bastante grande nas empresas. Essa realidade acontece principalmente quando o relacionamento problemático envolve chefias e subordinados.

Caso juízes ou advogados entendam que houve abuso por parte dos superiores, a empresa pode ter que indenizar o colaborador que a processou por danos morais, a título de exemplo.

Apesar disso, existem também maneiras de amenizar e fazer a gestão dos conflitos dentro da empresa. Veja, a seguir:

3 dicas para amenizar os conflitos na empresa

Faça eventos de integração

Os eventos de integração são uma importante ferramenta para que os colaboradores possam se conhecer melhor fora do ambiente de trabalho. Essa atividade é importante para que relações de amizade se estabeleçam entre os colegas.

Tenha uma comunicação interna bem estruturada

Muitos problemas que acontecem na empresa se dão por falta de comunicação. É por isso que as empresas precisam ter um setor de comunicação interna bem estruturado e que garanta meios para que as trocas ocorram corretamente — por meio de redes sociais internas, por exemplo.

Estimule o trabalho em equipe

O trabalho em equipe precisa ser estimulado para que todos entendam que, para a realização de uma atividade final, todos precisam colaborar. Deve-se deixar claro que, mesmo que existam problemas pessoais entre os colaboradores, isso precisa ser deixado de lado no ambiente de trabalho. Não é necessário que haja amizade caso duas pessoas não tenham afinidade, mas o respeito entre elas é fundamental.

Gostou das nossas informações sobre os conflitos entre funcionários? Agora ficou mais fácil identificar e resolver esse problema, não é mesmo? Que tal então assinar a nossa newsletter? Assim você receberá mais informações relevantes como essas na caixa de entrada do seu e-mail!

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

topo